O FIM!

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quarta-feira, 16 de maio de 2012

DESTRÓIER BRASILEIRO DE VOSSA MAJESTADE

 

Durante o período entre a Iª e IIª Guerras Mundiais, a Marinha da Alemanha investiu a maior parte de seus recursos no desenvolvimento de belonaves potentes e, em teoria, mais fortes individualmente do que qualquer vaso de guerra britânico. Apesar dos submarinos terem sido a única arma naval que os alemães tinham tido superioridade contra a Inglaterra na Primeira Guerra Mundial, o Alto Comando da Marinha da Alemanha, composto quase que exclusivamente por ex-comandantes de navios, com preconceito anti-submarinos, decidiram gastar os poucos recursos que a Alemanha tinha em grandes vasos de guerra.
A decisão da Marinha alemã de priorizar a construção de belonaves parecia ter sido boa, já que cada cruzador e encouraçado alemão gerava temor aos britânicos. Para caçar cada um desses navios pelo Mundo, a Marinha Britânica mobilizava dezenas de navios, como ficara evidente na caça ao Graf Spee, onde o Reino Unido mobilizou mais de 30 grandes navios para procurar um único navio alemão. Entretanto, fora as vitórias na guerra psicológica, os vasos de guerra alemães não conseguiram bons resultados em combate. O Graf Spee foi afundado em Montevidéu.
No dia 18.02.1940, os navios Scharnhorst e Gneisenau junto com alguns submarinos, avançaram contra um comboio que saíra da Escócia para a Escandinávia. 12 navios foram afundados no ataque, mas nenhum deles foi afundado pelos navios alemães. Todos os afundamentos foram causados pelos submarinos. Era  evidente que a Marinha Alemã havia gasto recursos de forma errada no período entre A Iª e a IIª Guerras Mundiais.
Logo em seguida o Scharnhorst e o Gneisenau sofreram avarias no combate contra um único navio britânico. Os navios alemães atuavam de forma eficiente apenas quando atacavam navios isolados, fora de comboios e em locais sem proteção aérea.
O Reino Unido se via desesperado para aumentar sua Marinha. Entre suas prioridades, estava a aquisição de embarcações para escolta de comboios que cruzavam o Atlântico e para combater os submarinos alemães. Como sua indústria naval não conseguia suprir de forma eficiente a armada britânica, o Almirantado decidiu, então, comprar navios de guerra de outros países.
Um dos navios que o Almirantado se interessou foi o contratorpedeiro brasileiro Juruena. O CT Juruena fora construído na Inglaterra e comissionado na Marinha do Brasil em 01.08.1939. Portanto, a embarcação era bastante moderna e similar a outros destróieres britânicos. Os ingleses compraram o navio do Brasil e, em 22.01.1940, ele passou a ser chamado, primeiro de HMS Hearty, mais tarde foi batizado de HMS Hesperus e a navegar pela Marinha Britânica. O destróier participou de várias operações importantes e afundou 5 submarinos alemães até o fim da Guerra.
Breve História:

CT Juruena - HMS Hearty - H 57 - Hesperus - H 57

Classe Javary/Havant

D a t a s
Batimento de Quilha: 6 de julho de 1938
Lançamento: 1º de agosto de 1939
Incorporação (Royal Navy): 22 de janeiro de 1940
Baixa (Royal Navy): 1946
Características

Deslocamento: 1.340 ton. (padrão); 1.854 ton. (carregado).
Dimensões: 98.45 m de comprimento, 10.05 m de boca e 2.6 m de calado.
Propulsão: vapor;  turbinas a vapor Parsons gerando 34.000 shp, acopladas a dois eixos.
Combustível: 455 ton. de óleo combustível.
Velocidade: máxima de 35.5 nós.
Raio de ação: 5.700 milhas á 15 nós.
Armamento: 3 canhões de 4.7 pol. (120 mm) em reparos singelos; 8 metralhadoras de 13 mm; 2 reparos quádruplos de 21 pol. (533 mm) e 2 calhas com capacidade para até 120 minas.
Sensores: 1 radar de vigilância aérea Type 291; 1 radar de vigilância de superfície Type 271 P/Q e Type 86TBS; e sonares Type 123A e Type 127 Sword.
Tripulação: 145 homens.
**Observação: nas informações sobre as características na Marinha do Brasil constam 2 calhas e capacidade para até 120 minas.

Histórico

O Contratorpedeiro Juruena, foi o quarto navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil, em homenagem ao rio homônimo no Mato Grosso que é tributário do Tapajós. O Juruena foi ordenado em 1936, pertencia a uma serie de seis navios. Foi construído pelo estaleiro John I. Thornycroft & Co., em Southampton, na Inglaterra. Teve sua quilha batida em 6 de julho de 1938 e foi lançado em 1º de agosto de 1939. Com o inicio da 2ª Guerra Mundial, nenhum dos navios de sua classe foi entregue, sendo requisitados pelo Almirantado Britânico em 4 de setembro de 1939. Foi incorporado como HMS Hearty e posteriormente como HMS Hesperus - H 57. 
A principal diferença desses navios em relação as outras unidades da classe "H" construídas para a Royal Navy era o fato dos navios da MB terem um reparo de 4.7 pol. a menos que os navios ingleses, além de uma maior capacidade de armazenagem de cargas de profundidade ou minas e diferenças nos equipamentos e no arranjo interno.Outros quatro navios semelhantes, foram construídos na Vickers Armstrong para a Turquia, sendo que dois acabaram sendo requisitados pelo Almirantado. 
O Contratorpedeiro HMS Hearty - H 57, foi o quinto navio a ostentar esse nome na Royal Navy. Em 27 de fevereiro de 1940, o Hearty teve o seu nome mudado para HMS Hesperus - H 57, sendo o único navio a ter ostentado esse nome.

1940
O Hesperus, era capitânia do Grupo de Escolta B2. Em 3 de novembro, ao largo da costa da Irlanda do Norte o Submarino alemão U-99 (Kapitanleutnant Otto Kretschmer), torpedeou o Mercante "SS Casanare" (6.000 tons), e os Mercantes Armados HMS Laurentic (18.000 tons) e HMS Patroclus (12.000 tons, Capitão RNR William Wynter). Por volta das 03h00min da madrugada apareceu o CT inglês HMS Achates, que guiado pelos sinais luminosos, iniciou o resgate dos náufragos. O Achates, localizou e chegou a iniciar um ataque com cargas de profundidade, desistindo logo depois para não por em risco os náufragos que ainda estavam na água. Logo depois, chegou a área o CT HMS Hesperus, comandado pelo Capitão Donald MacIntyre, passando a ajudar a recolher os náufragos, que foram levados para Greenock (Escócia).

1941
Em 7 de dezembro, acompanhado do CT HMS Harvester - H 19, o Hesperus participou do afundamento do Submarino alemão U 208, do Oberleutenant Alfred Schlieper, a oeste de Gibraltar nas coordenadas lat. 35º51'N e long. 07º45'W. Desaparecem os 45 tripulantes do U 208.

1942

Em 15 de janeiro, participou do afundamento do Submarino alemão U 93. Em 26 de dezembro, escoltando o comboio HX-219, junto com o HMS Vanessa, localizou o Submarino alemão U 357. O Hesperus iniciou um ataque que levou mais de cinco horas. Ao final do ataque o U 357 veio a superfície e tentou fugir em velocidade. O HMS Vanessa arremeteu contra a popa do Submarino e o Hesperus o atingiu a meia nau mandando o navio a pique. Foram resgatados oito sobreviventes.

1943

Em 23 de abril, participou do afundamento do Submarino alemão U 191. Em 12 de maio, participou do afundamento do Submarino alemão U 186.

1946

Em 26 de novembro, o Hesperus foi vendido para desmanche a uma firma de Grangemouth. O seu último comandante foi o Capitão-de-Fragata (RN) Stockler, que levou o navio para Grangemouth. O Comandante Stockler, mais tarde Comodoro, realizou as provas de mar das Fragatas da classe Niterói, pertencentes a Marinha do Brasil.

1947

Começou a ser desmanchado em Grangemouth.

Relação de Comandantes

Comandante

Período

CF Donald MacIntyre

1940 a 1941

CF Stockler

1941 a 1946

HMS Hesperus com outro tipo de camuflagem


 HMS Hesperus, em abril de 1942

O HMS Hesperus viu a maioria de seu serviço de guerra no Atlântico Norte sob Cmdr.DGFW MacIntyre DSO, Royal Navy, o "Bulldog do Atlântico" que também era o comandante da Escolta B2, Grupo baseado em Gladstone Dock, Liverpool. Nos comboios, o navio em suas missões anti- submarinos e varreduras foi particularmente bem sucedido, sendo creditado o naufrágio de cinco U- Boat e vários danificados. Em um engajamento o navio avariou e afundou o submarino U- 357, que ele tinha trazido à superfície por ataque de carga de profundidade.
Um triste dever coube ao H-57, transportar o corpo do famoso sub- caçador Capt FJ Walker para ser sepultado no mar após um ataque cardíaco.
No dia 28 º maio de 1945, o HMS Hesperus com seu irmão, o navio Havelock, escoltou o rei Haakon da Noruega e seu governo de volta para sua capital recém-libertada, Oslo.
O navio terminou sua carreira de guerra com a honra de liderar uma força simbólica de oito U- Boats para serem oficialmente entregues ao Comandante de Abordagens ocidentais, o almirante Sir Max Horton, na Base Naval Lisahally, Londonderry, Irlanda do Norte.
Navio de linha, de vida curta, o HMS Hesperus foi poupado da indignidade de uma vida prolongada, e após o serviço com a Frota Reserva, foi vendido para a demolição em maio de 1947.

O HMS Hesperus foi "adotado" pelo Distrito de Yeovil (que incluía Norton sub Hamdon) em suas economias nacionais "Warship Week" início 28 º fev 1942 depois de levantar o custo de construção de mais de £ 300.000. Uma placa esculpida por Raymond Bros em nogueira foi apresentada ao capitão do navio em agosto daquele ano e, em troca os Comissários do Conselho do Almirantado presentearam o Município de Yeovil com a crista do navio. Atualmente em exibição no Mayor Parlour na Casa da Cidade. A bandeira do navio esta hasteada na Igreja Paroquial de São João Yeovil.
O certificado do Almirantado e uma ilustração do HMS Hesperus podem ser vista pendurada na sala de reuniões da Câmara Village.

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