Ainda há tempo!
Estas são palavras que resumem o sentimento de preocupação em relação ao futuro do planeta. Nesta época que demanda especial atenção na preservação da vida selvagem e da natureza como um todo, deve-se aproveitar a energia dos jovens que já crescem ouvindo um discurso diferente da geração anterior, quando a natureza era apenas a fonte de riquezas a ser explorada.
Uma das propostas do Escotismo é manter e estimular este importante contato com a natureza, aprendendo a respeitar e cuidar dos animais e plantas como diz um dos itens da lei escoteira que os jovens prometem seguir:
- O escoteiro é bom para as plantas e animais.
Ou como na versão polonesa:
- Harcerz miłuje przyrodę i stara się ją poznać.
Mudam as línguas, uniformes os costumes, mas permanece inalterado o ideal de formar adultos melhores para um mundo mais justo, honesto e fraterno. Através de atividades ao ar livre, com muito contato com a natureza, mantém-se viva a esperança de deixarmos para gerações futuras um planeta saudável, em condições de nos sustentar sem precisarmos acabar com as suas reservas naturais. O Brasil é hoje o celeiro da humanidade e possue reservas verdes importantes para o mundo todo.
Outro item da Lei Escoteira é:
- O Escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais escoteiros;
- Harcerz w każdym widzi bliźniego, a za brata uważa każdego innego harcerza.
O movimento escoteiro trabalha isso no mundo todo através de sua lei e promessa, incentivando o convívio djovens como irmãos e sempre em contato com a natureza.
ossas tradições são mantidas através das canções, interpretações e brincadeiras, durante o fogo de conselho como faziam os escoteiros há cem anos, e como faziam os escoteiros poloneses “Szare Szeregi” clandestinamente durante a ocupação da Segunda Guerra Mundial, preparando a resistência naquelas épocas sombrias.
É o acampamento que faz os escoteiros, e é no fogo de conselho, momento em que crianças, jovens e seus chefes se reúnem sob o manto das estrelas para confraternizarem e renovarem suas energias para manter acesa a chama da esperança de um mundo cada vez melhor.
Além de acampar o escoteiro deve ter em mente o bem estar daqueles que não têm esta oportunidade de contato com a natureza. Faz parte disso, melhorar as condições de vida nas grandes cidades e minimizar as necessidades daqueles que carecem de melhores condições, para isto, estamos trabalhando. Para isso criamos o GRUPO ESCOTEITO DO MAR DO CAMPO NOVO.
Ainda há tempo!
O futuro depende do que se planta hoje, e no que depender dos escoteiros vai ser mais humano, fraterno e “verde”.