O FIM!

O FIM!

domingo, 29 de julho de 2012

AINDA HÁ TEMPO

Ainda há tempo!


Estas são palavras que resumem o sentimento de preocupação em relação ao futuro do planeta. Nesta época que demanda especial atenção na preservação da vida selvagem e da natureza como um todo, deve-se aproveitar a energia dos jovens que já crescem ouvindo um discurso diferente da geração anterior, quando a natureza era apenas a fonte de riquezas a ser explorada.
Uma das propostas do Escotismo é manter e estimular este importante contato com a natureza, aprendendo a respeitar e cuidar dos animais e plantas como diz um dos itens da lei escoteira que os jovens prometem seguir:
O escoteiro é bom para as plantas e animais.
Ou como na versão polonesa:
- Harcerz miłuje przyrodę i stara się ją poznać.
Mudam as línguas, uniformes os costumes, mas permanece inalterado o ideal de formar adultos melhores para um mundo mais justo, honesto e fraterno. Através de atividades ao ar livre, com muito contato com a natureza, mantém-se viva a esperança de deixarmos para gerações futuras um planeta saudável, em condições de nos sustentar sem precisarmos acabar com as suas reservas naturais. O Brasil é hoje o celeiro da humanidade e possue reservas verdes importantes para o mundo todo.
Outro item da Lei Escoteira é:
O Escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais escoteiros;
Harcerz w każdym widzi bliźniego, a za brata uważa każdego innego harcerza. 
O movimento escoteiro trabalha isso no mundo todo através de sua lei e promessa, incentivando o convívio djovens como irmãos e sempre em contato com a natureza.
ossas tradições são mantidas através das canções, interpretações e brincadeiras, durante o fogo de conselho como faziam os escoteiros há cem anos, e como faziam os escoteiros poloneses “Szare Szeregi” clandestinamente durante a ocupação da Segunda Guerra Mundial, preparando a resistência naquelas épocas sombrias.
É o acampamento que faz os escoteiros, e é no fogo de conselho, momento em que crianças, jovens e seus chefes se reúnem sob o manto das estrelas para confraternizarem e renovarem suas energias para manter acesa a chama da esperança de um mundo cada vez melhor.
Além de acampar o escoteiro deve ter em mente o bem estar daqueles que não têm esta oportunidade de contato com a natureza. Faz parte disso, melhorar as condições de vida nas grandes cidades e minimizar as necessidades daqueles que carecem de melhores condições, para isto, estamos trabalhando. Para isso criamos o GRUPO ESCOTEITO DO MAR DO CAMPO NOVO.
Ainda há tempo!
O futuro depende do que se planta hoje, e no que depender dos escoteiros vai ser mais humano, fraterno e “verde”.

Uma base escoteira na água

Stella del Mare: Uma base escoteira na água.

A Itália tem 8.000 km de costas, mas a capacidade de fazer-se ao mar é pouquíssima.

B.-P. iniciou o escotismo indo para uma ilha e mesmo assim o escotismo italiano pensa que existem somente bosques.

Refletindo sobre tais fatos, em 2006, os escoteiros do Departamento do Alto Adriático (que compreende as regiões geográficas contidas desde o Friuli até Marche) compraram um barco à altura.

 

Este barco está fundeado na cidade de Rimini. Tem cinco velas, um motor de 5.000 cavalos, radar, eco batimetro eletrônico, radio, camas, cozinha e um pequeno local adequado para reuniões.


Em poucas palavras, é uma verdadeira sede escoteira navegante: a bordo sobe-se somente com o uniforme regulamentar e se cumprem as normais atividades de um campo; catequese, cozinha, limpeza dos locais, adestramento no uso da vela, do motor e outras manobras.

Chegando ao porto, os passageiros descem e retornam de trem para suas respectivas casas. Tão logo desembarcados, outros amigos (todos escoteiros) sobem, fazem as mesmas coisas já descritas e retornam ao ponto de partida.

Fácil, não?

E só experimentar para acreditar.

Há somente uma coisa que eu garanto: depois de tal experiência, os rapazes retornam para casa entusiasmados.

NOTA DO TRADUTOR: texto originado em 2007. Se interessado, contate-me que seria honrado em fazer de estafeta entre você e o pessoal italiano.

Giancarlo Valente
gianvalente@gmail.com

SOLDADO ESCOTEIRO DESCONHECIDO

Soldado Escoteiro Desconhecido.

Em 1951, o Sr. Mishima, chefe escoteiro da Associação Escoteira do Japão, estava assistindo a uma Conferência Mundial Escoteira realizada nos Estados Unidos. Durante a conferência, pôde visitar o Escritório Central Nacional, onde lhe narraram a seguinte história:
Esta é uma história verdadeira da Guerra do Pacífico, na selva de uma ilha do Oceâno Pacífico Sul, um pouco antes do fim da Segunda Guerra Mundial.
Um soldado americano ferido, caído sobre a terra, escutou os passos de alguém vindo em sua direção. Ao abrir os olhos, viu um soldado japonês correr em sua direção com uma baioneta. O soldado americano, incapaz de mover-se devido aos seus ferimentos e já considerando-se um homem morto, desmaiou.
Passado algum tempo, o soldado acordou e viu que o soldado japonês havia ido embora. Perto dele, um pequeno papel chamou sua atenção: ele o pegou e o guardou. Depois de ser resgatado e já descansando em um hospital, lembrou daquele papel e o entregou ao médico solicitando uma tradução. Isto era o que estava escrito:
Eu sou o soldado japonês que tentou matar-lhe com a baioneta. Antes de desmaiar, você me fez a saudação escoteira. Lembrei que também já fui um escoteiro quando era jovem. Como os escoteiros são irmãos e é imperdoável matar um soldado ferido, fiz-lhe os primeiros socorros. Boa sorte.
O soldado americano finalmente voltou à casa e, com o seu pai, visitou a BSA (Boy Scouts of America) e narrou a história.
Sr. Mishima voltou ao Japão e tratou de localizar este soldado japonês, mas não conseguiu. O mais provável é que tenha falecido em combate.
Esta história foi contada durante muito tempo e, hoje, há um monumento em homenagem ao Escoteiro Desconhecido no Japão, perto de Yokohama, Kanagwa.

GRITO DA TROPA SENIOR


GRITO NACIONAL DO RAMO SÊNIOR

Tropa Sênior, Tropa Sênior
Vai levando, vai levando,
Vai levando, vai levando,
Tropa Sênior, Tropa Sênior,
Se não for a maior,
Tem que ser a melhor,
Cada Sênior daqui vale por mil,
Vale por mil...
Ativa, Unida, Destemida,
A nossa preferida será sempre A Tropa Sênior,
Tropa Sênior, Sênior é,
É que é bacana,
Tropa Sênior, Sênior é,
É que é legal.
Ser Sênior é, Hey,
é que é bacana,
Ser Sênior é, Hey,
é que é legal,
E a Tropa Sênior,
Ataca, Massacra, Impõe o seu Valor,
Não tem medo da morte,
Essa Seção não faz horror,
Nós somos é da Sênior,
Nosso lema é vibração,
Estamos sempre juntos
Prá cumprir qualquer missão
É Sênior, Brasil,
Acima, de tudo,
Abaixo, de nada,
Tropa Sênior
Tropa Sênior,
Veneno Grená.