"O kudu é uma espécie de antílope encontrado desde a África do Sul até a Etiópia. Um touro Kudu pode saltar mais de cinco metros de altura e possui uma coloração que vai de um cinza avermelhada a quase azul. Além do respeitável sentido da audição, sua visão aguçada, sentido do olfato e a grande velocidade, o tornam um animal de difícil captura."
Seguindo uma tradição que remonta mais de 85 anos, em alguns países a tropa escoteira é muitas vezes chamada para uma reunião com o som tradicional do chifre de kudu, assim como escotistas em cursos de insígnia da madeira e Conferências de Treinamento de Líderes Juvenis.
O que pode parecer estranho, um chifre ser usado para Escoteiros e Escotistas em muitos países ao redor do mundo, desde o século 19 na África o chifre do antílope era usado como clarim de guerra.
O Grande Kudu, ou Koodoo
Tregelaphus strepsiceros
Foi no acampamento experimental na ilha de Brownsea, no verão de 1907, em Poole Harbor, que Baden-Powell despertou os primeiros escoteiros. Venerado como um de seus troféus africanos, o chifre de kudu passou, desde ai, a fazer parte do escotismo.