O FIM!

O FIM!

domingo, 15 de abril de 2012

O Chifre de Kudu e o Escotismo

"O kudu é uma espécie de antílope encontrado desde a África do Sul até a Etiópia. Um touro Kudu pode saltar mais de cinco metros de altura e possui uma coloração que vai de um cinza avermelhada a quase azul. Além do respeitável sentido da audição, sua visão aguçada, sentido do olfato e a grande velocidade, o tornam um animal de difícil captura."
Seguindo uma tradição que remonta mais de 85 anos, em alguns países a tropa escoteira é muitas vezes chamada para uma reunião com o som tradicional do chifre de kudu, assim como escotistas em cursos de insígnia da madeira e Conferências de Treinamento de Líderes Juvenis.
O que pode parecer estranho, um chifre ser usado para Escoteiros e Escotistas em muitos países ao redor do mundo, desde o século 19 na África o chifre do antílope era usado como clarim de guerra.
O Grande Kudu, ou Koodoo
Tregelaphus strepsiceros

Ilha de Brownsea, Poole Harbor, Inglaterra - Agosto de 1907
Hillcourt:
"O dia começou às 6 da manhã, quando Baden-Powell levantou o acampamento com notas estranhas obtidas a partir de um longo chifre com formato espiral, o clarim de guerra que tinha pego em sua expedição à Floresta Somabula durante a Campanha Matabele de 1896, o chifre do  koodoo Africano."
 Thurman:
"Como coronel na África, em 1896, Baden-Powell comandou uma coluna militar na Campanha Matabele. Foi numa jornada pelo rio Shangani que ouviu pela primeira vez o som saido do chifre de kudu. Ele havia sido confundido pela rapidez com que os alarmes foram espalhados entre os Matabeles, até que um dia B-P percebeu que eles estavam usando um chifre de grande potência sonora como aviso de guerra. O chifre era usado para transmitir um código. Assim que o inimigo foi avistado, o alarme soou no kudu -.. retomada direita e esquerda - - e, assim, efetuada muitas milhas em um espaço de tempo muito curto."
"Quando reuniu os primeiros escoteiros em Brownsea, Baden-Powell lembrou-se do chifre de kudu que o acompanhava desde a Guerra Matabele, para adicionar um toque de aventura e divertimento ao acampamento.
"Depois da Ilha de Brownsea, o chifre de kudu voltou para casa da BP e ficou em silêncio por 12 anos, enquanto o movimento por ele criado se espalhou pelo mundo. Então, em 1919, Baden-Powell confiou a Gilwell Park a guarda do chifre, permitindo que o mesmo fosse usado nos cursos de formação dos primeiro escotistas."

Foi no acampamento experimental na ilha de Brownsea, no verão de 1907, em Poole Harbor, que Baden-Powell despertou os primeiros escoteiros. Venerado como um de seus troféus africanos, o chifre de kudu passou, desde ai, a fazer parte do escotismo.

domingo, 1 de abril de 2012

240 Anos de Porto Alegre

Durante toda a Semana de Aniversário de Porto Alegre, o Largo Glênio Peres reunirá diversas atividades, a maior parte nos dias 26, 27 e 28, com shows ao meio-dia e final de tarde, além de um espetáculo de projeção 3D, sempre às 20h.
No dia 26, às 12h, Maria Luiza Benitez traz ao palco o clima nativista. Às 18h, o espetáculo Guri de Uruguaiana precede o show de Armandinho, que será às 19h. A partir das 20h, os porto-alegrenses e visitantes terão a oportunidade de assistir a projeção 3D Porto Alegre do Futuro feita sobre prédios do entorno.
Daniel Torres apresenta um repertório de músicas regionais às 12h do dia 27. A tarde de terça-feira se encerra com o Sátira Show e F.A.B.Ã.O e com a projeção 3D.
Já na quarta-feira, 28, é a vez da música em fusão com a poesia na voz de Alexandre Poeta ao meio-dia. A partir das 18h, sobem ao palco André Damasceno e Catuípe. A noite também se encerra com a Projeção Porto Alegre do Do Futuro.
Atrações no Largo Glênio Peres
Segunda, 26 de março
12h – Show Maria Luiza Benitez
18h – Show Guri de Uruguaiana
19h – Show Armandinho
20h – Projeção 3D Porto Alegre do Futuro
Terça, 27 de março
12h – Show Daniel Torres
A partir das 18h:
- Sátira Show: Eron Felipe e Celso Santana
- Show F.A.B.Ã.O
20h – Projeção 3D Porto Alegre do Futuro
Quarta, 28 de março
12h – Show Alexandre Poeta
A partir das 18h:
- André Damasceno
- Show Catuípe
20h – Projeção 3D Porto Alegre do Futuro
Coisas de Porto Alegre












As comemorações pelo aniversário de 240 anos de Porto Alegre, completados no último dia 26 de março, se encerraram no sábado 31, com o tradicional Baile da Cidade, que chegou a sua 23ª edição. As atrações se apresentaram no espelho d’água do Parque Farroupilha, com entrada franca.



Além do sambista Caio Martinez que abriu a festa, subiram ao palco o grupo Gafieira Elétrica e a Banda Municipal de Porto Alegre com os 12 convidados que interpretaram as canções que festejam a cidade. Dentre as atrações, estavam Kleiton & Kledir, Nei Lisboa, Bebeto Alves, Isabella Fogaça, Gelson Oliveira, Raul Ellwanger, Vitor Hugo, Gisele de Santi, Cigano, Lourdes Rodrigues, Ângela Jobim e Luciah Helena. O encerramento da festa ficou a cargo da banda Essência.